domingo, 22 de junho de 2008

Resenha "Triumph des Willens" - o Triunfo da Vontade.



Este filme se torna de difícil análise pois diz respeito à propaganda nazista. O documentário em questão acompanha a reunião anual do NSDAP (Partido nacional-socialista alemão) realizada em 1934. Encomendado pelo próprio Adolf Hitler, Leni Riefenstahl dirigiu e montou o filme, que é considerado um marco no cinema.
O filme, como uma propaganda do partido, cumpre brilhantemente seu objetivo: sob as lentes de Leni os nazistas são retratados como seres superiores que estavam tirando a Alemanha do ostracismo e da humilhação. Nas cenas da reunião do partido, as paradas militares ganham destaque enfatizando a figura do Führer como líder de super-homens que tinham como destino a hegemonia não só territorial, mas também étnica na Europa e em todo o mundo.

Posteriormente à guerra, o filme foi proibido em diversos países, por questões óbvias. Contudo, Riefenstahl, que sequer era integrante do NSDAP, foi rotulada de nazista pelo resto de sua vida e, infelizmente, caiu no esquecimento se limitando a fazer filmes científicos, mais precisamente, submarinos, uma vez que além de cineasta ela era nadadora. Leni Riefenstahl faleceu em 2003 na cidade alemã de Pöcking aos 101 anos.

Nenhum comentário: